Aula RPG 01

O texto a seguir descreve uma aula planejada inicialmente para ser a primeira parte de uma oficina de leitura e escrita, com o formato de um grande jogo, uma grande brincadeira que no final das contas é coisa muito séria. Durante essa oficina, para participar efetivamente da “brincadeira” os alunos precisarão colocar em prática habilidades que desenvolveram em aulas de língua portuguesa, interpretação de texto e redação. As atividades envolvem a leitura de pequenos textos, sua compreensão, a capacidade de criar uma relação entre esses textos e finalmente a transformação do resultado de suas idéias em texto.

A primeira etapa dessa aula é simples, pois a turma de alunos será dividida em quatro grupos. É importante que sejam exatamente quatro grupos, e também é importante que o grupo de alunos gire em torno de vinte, pois o objetivo aqui é que o professor tenha a possibilidade de interagir com cada aluno, fazendo parte da construção do conhecimento junto a eles, indo além do papel de mediador.

Em seguida o professor distribui as “cartas”, que são divididas em dois tipos: o primeiro tipo traz pequenos textos descrevendo habilidades como carisma, compleição física etc, e que chamaremos de cartas de perícia. O segundo tipo também traz textos, mas com descrições de “perfis de personalidade” que aqui chamaremos de cartas de personalidade. Cada grupo receberá no máximo 5 cartas de perícia e duas cartas de personalidade.

Divididos os grupos e distribuídas as cartas, os alunos começarão a atividade. Certamente, em primeiro momento, o significado de algumas palavras e a compreensão de alguns textos precisará da ajuda do professor, que deverá conversar sempre com a turma inteira sobre os textos que gerarem dúvida. O professor dirá aos alunos que ao final da aula cada grupo terá criado um personagem (como os personagens de filmes ou novelas) utilizando as cartas que receberam.

-Mas professor, como?

Dentre as cinco cartas de perícia recebidas, os alunos deverão escolher três cartas em que seu personagem será bom, uma em que será ótimo e uma em que será ruim. Mas o que exatamente significa isso? Vamos usar como exemplo a carta “carisma”, que em seu texto diz: Simpatia e a habilidade de se relacionar com os outros.
Continua…