Eu Odeio RPG!!!

Eis aí uma frase que eu ouço muito quando estou conversando com um grupo de amigos de qualquer meio(curso, trabalho, faculdade) e o assunto chega perto do nosso amado hobby, o jogo de “interpretação de personagens”.

Claro que a frase por si só denota uma rejeição antecipada, aquela que as pessoas adotam para definir a si próprias sem ter nenhum critério, algo do tipo: “Eu sou João, e não gosto de RPG”. E isso é até justificável, porque para que possamos nos definir precisamos de um ponto de partida, e quem sou eu para deixar um pessoa com crise existencial porque a convenci de que ela “não exatamente” detesta o jogo.

Já que não sou mais adolescente (e acredito que uma boa parte dos jogadores já tenham ultrapassado essa fase de auto-descobertas) vou abordar dois motivos batante ADULTOS que fazem com que nosso amado hobby seja tão detestado (pelo menos não gratuitamente).

Bem… É claro nessas conversas precisamos sempre esclarecer o que é RPG. Não sejamos puristas na hora de defender o jogo, se for necessário comparar com jogos de RPG online(MMORPG) faça-o. Dizer que RPG é um jogo já ajuda PRACARAMBA as pessoas a definirem o BICHO de que estão falando. Jogos em sua maioria servem para passar um bom tempo se divertindo, e é importante deixar bem claro que as pessoas jogam RPG para se divertir. Quem sabe o JOGO DE INTERPRETAÇÃO seja apenas como um vídeo-game em que os principais personagens tenham um intérprete, e todo o resto seja controlado por um outro jogador. Há várias maneiras de explicar os mecanismos sim, mas o importante é usar uma comparação perto das experiências de jogo que este seu amigo que odeia RPG tenha vivido, e faça isso da forma mais simples que puder.

Devidamente esclarecido o que é RPG, chegamos ao nosso segundo motivo. Normalmente as pessoas odeiam RPG porque tiveram sérios problemas ao tentarem descobrir jogando “o que era aquilo”. E ouvindo historias percebi que na maioria delas temos um potencial jogador inibido por um pretenso mestre. Em primeiríssimo lugar, NÃO DETONE OU FALE MAL DE NENHUM MESTRE!!! Sério, falar mal dos outros normalmente queima seu filme, não o faça! Mas pelo contrário, sugira uma nova experiência, convide-o para uma seção bastante informal, sem muito compromisso com regras… Explique que o objetivo do mestre de jogos é entreter os jogadores, ao mesmo tempo que ele mesmo se diverte, e isso pode às vezes ser difícil. É preciso estar em um dia bom para as coisas correrem bem, e acima de tudo, é preciso estar jogando para se divertir.

“Se você não se divertiu, não jogou RPG”

Quem sabe eu retorno à esse assunto mais tarde, abordando motivos não-tão-adultos-assim para que alguém odeie nosso hobby.

Saudações J.Berkel

Um comentário sobre “Eu Odeio RPG!!!

Os comentários estão desativados.