Inspiração para aventuras 01

POEJá que ando lendo muito Edgar Allan Poe por causa da Faculdade, resolvi incentivar a leitura deste grande escritor por parte dos RPGistas que admiram aventuras de terror e suspense. Allan poe foi inovador no gênero, e o povo comenta muito sobre o Glorioso Lovecraft e deixa de lado várias fontes que podem ser riquíssimas.
[ad#ad-3]

Vou publicar aqui um resumo da vida deste autor(retirado do site www.poebrasil.com.br), e deixar disponível o conto “O Retrato Oval”, que é uma sugestão de amigo para todos que tem visitado meu blog e que possuem interesse em incrementar a atmosfera de suspense de suas aventuras.

Edgar Allan Poe nasceu em 19 de Janeiro de 1809, no nr. 33 da rua Hollis, em Boston, onde a sua mãe e seu pai, Davi Poe, trabalhavam como atores. Elizabeth Arnold Poe morreu em Richmond (E.U.A.) em dezembro de 1811 e Edgar foi entregue à família de John Allan, membro da firma Ellis e Allan, que comercializava tabaco.

Depois de freqüentar escolas na Inglaterra e Richmond, o jovem Poe registrou-se na Universidade de Virgínia, no dia 14 de Fevereiro de 1826. Ele vivia no Quarto 13, em West Range. Foi um membro ativo da “Jefferson Literary Society”, e passou no final do semestre com médias boas nas matérias que cursou. Entretanto o Sr. Allan não lhe deu dinheiro suficiente para suas despesas, e Poe fez dívidas, coisa que o seu “pai” não aprovou. Quando o Sr. Allan se recusou a deixá-lo voltar para a Universidade, houve uma briga, e Poe saiu de casa sem dinheiro. É provável que o Sr. Allan tenha mandado dinheiro para Edgar mais tarde, e ele então foi para Boston. Lá, Poe publicou um pequeno volume, de poesias, entitulado “Tamerlane And Other Poems”. Este livro é tão raro que uma única cópia já foi vendida por $200.000,00.

Com a edição de Dezembro de 1835 iniciou o seu trabalho como editor do jornal ” Southern Literary Messenger” de Thomas W. White, em Richmond; ele permaneceu neste cargo até Janeiro de 1837. Durante este período ele casa com a sua prima mais nova, Virgínia Clemm, em Richmond, no dia 16 de Maio de 1836.

As críticas ácidas e os sensacionais contos de Poe fizeram com que ficasse muito conhecido como autor; entretanto, ele não conseguiu encontrar uma editora para um volume de contos burlescos (sátiras): “Tales of The Folio Club”. No entanto, Harpers publicou o seu conto, ” Arthur Gordon Pym” em Julho de 1838.

O ano de 1846 foi trágico. Poe colocou para alugar a pequena casa em Fordham, onde viveu os últimos três anos de sua vida. O ” The Broadway Journal” faliu, e Virgínia ficou muito doente, vindo a falecer em 30 de Janeiro de 1847. Após a morte de sua esposa, Poe talvez se entregou com mais freqüência a uma fraqueza com bebida, que o atacava em intervalos, desde o início da sua vida adulta. Ele não conseguia tomar nem um pequena quantidade de álcool sem com isso afetar a sua personalidade, e todo o excesso era acompanhado de prostração física. Por toda a sua vida essas “indisposições” (causadas pela bebida) interferiram no seu sucesso como editor, e causaram a ele uma reputação de imoderado que na maior parte das vezes não merecia.

As circunstâncias da morte de Poe permanecem um mistério. Depois de uma visita a Norfolk e Richmond para dar aulas, ele foi encontrado em Baltimore numa sórdida taberna, pelo Dr. James E. Snodgrass, velho amigo, no dia 3 de Outubro, com roupas que não eram suas e numa condição deplorável. Se encontrava em estado de “delirium tremens” e foi levado ainda inconsciente ao hospital ” Washington College Hospital”, onde foi atendido pelo médico residente Dr. J.J. Moran, e onde morreu quatro dias depois, no domingo, 7 de Outubro de 1849. Foi enterrado no pátio da igreja Westminster Presbyterian Church, em Baltimore, Maryland.

(Texto completo em www.poebrasil.com.br)

Download conto: “O Retrato Oval’