Um filme, um livro

UM FILME, UM LIVRO – Exibição de seis filmes baseados em livros e após a sessão, um escritor, poeta, diretor ou roteirista conversam com o público sobre o filme e o livro. Estação Sesc Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo. Dias e horários (programação abaixo). R$ 10. Grátis para associados do Sesc. Apresentando o ingresso no Café do Estação, o espectador ganha um café.

Terça-feira, 10 de janeiro, às 19h10: A pele que habito, de Pedro Almodóvar, baseado no livro Tarântula, de Thierry Jonquet. Com Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes (Espanha, 2011. 117 min. 16 anos). Roberto Ledgard é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma, jovem traumatizada pela morte da mãe, que teve o corpo queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. Após a sessão, bate-papo com os poetas Omar Salomão e Ericson Pires.
O cenário do filme sutilmente sugere que Vicente se inspira nas personagens femininas e temas da ambivalência sexual das novelas de Alice Munro (n. 1931) para compor um simulacro de feminino para Robert, enquanto estampa a sua resistência psicológica – nos escritos e desenhos da parede do quarto de confinamento e nas esculturas que faz – com alusões à obra da artista plástica e militante LGBT Louise Bourgeois (1911-2010). Aliás, nos agradecimentos da ficha técnica do filme, Pedro Almodóvar diz: “Obrigado a Louise Bourgeois, cuja obra não apenas me emocionou, mas também serviu de salvação para a personagem Vera”.

Quarta-feira, 10 de janeiro, às 19h10: Zazie no metrô, de Louis Malle, baseado no livro de Raymond Queneau. Com Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Hubert Deschamps (França / Itália, 1960. 92 min. 10 anos). Zazie tem 11 anos e vai passar dois dias em Paris com seu tio, pois sua mãe quer ficar sozinha com o novo namorado. Mimada e levada, ela quer andar de metrô, mas o metrô está fechado devido a uma greve. Indignada, ela decide fazer suas estrepolias e cria o caos na cidade. Ao mesmo tempo em que atazana seu tio, uma figura rara, ela explora as maravilhas da cidade, descobre estranhos personagens e vive cômicas situações. Após a sessão, bate-papo com o poeta Carlito Azevedo.

Precisamos falar sobre Kevin, de Lynne Ramsay Precisamos falar sobre Kevin, de Lynne Ramsay

Quinta-feira, 10 de janeiro, às 19h10: Precisamos falar sobre Kevin, de Lynne Ramsay, baseado no livro de Lionel Shriver. Com Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller (Reino Unido, 2011. 110 min. 16 anos). Eva é mãe de Kevin, uma criança difícil, que despreza todos ao seu redor. Aos 15 anos, ele comete um ato irreparável de violência, destruindo a vida da família. Eva começa então a analisar sua vida, questionando sobre sua parcela de culpa pelas atitudes do filho. Após a sessão, bate.papo com o escritor Arnaldo Bloch.

 

Retirado de: http://www.jb.com.br/programa/noticias/2012/01/10/mostras-de-filmes-e-sessoes-extras-2/