Sobre a morte de Jack Twist.

  1. O Filme

Roda a cena… Ennis recebe de volta um postal que tinha enviado ao amante, com o carimbo de “falecido”. Fica aflito e liga para a esposa de Jack, para confirmar se era verdade e como acontecera.

LUREEN  (pega o telefone)  Alô?

ENNIS  Alô, Aqui é o Ennis Del Mar, Eu, er . . .

LUREEN  Quem?  Quem é?

ENNIS  Ennis Del Mar.  Um velho amigo de Jack.

LUREEN  Jack costumava falar de você.  Era o amigo de pesca ou de caça, pelo que sei.  Eu te procuraria para dizer o que aconteceu, Mas eu não tinha certeza do seu nome ou endereço. Jack guardava na cabeça os endereços dos amigos.

ENNIS  Por isso estou ligando, er, saber o que houve.

LUREEN  Ah, sim.  Jack estava trocando o pneu da caminhonete na estrada quando o pneu estourou. O aro do pneu atingiu seu rosto, quebrou seu nariz e mandíbula, e o deixou nocauteado, de costas. Durante o tempo até alguém chegar, ele se afogou no próprio sangue.  Ele tinha 39 anos.

jack
jack2

(ENNIS imagina JACK sendo atacado por três homens e espancado até a morte; um deles usa uma chave de roda)

LUREEN  Alô? Alô?  Alô?

ENNIS  Ele foi enterrado lá?

LUREEN  Colocamos uma pedra lá. Ele foi cremado como queria, metade das cinzas foram enterradas aqui.  O resto enviei para os pais dele. Ele costumava dizer que queria que suas cinzas fossem enterradas na montanha de Brokeback, Mas eu não tenho certeza de onde fica. Acho que a montanha Brokeback talvez fique perto de onde ele cresceu. Conhecendo Jack, poderia ser um lugar onde passarinhos azuis cantam e há uma fonte de Wisky.

ENNIS  Não madame, nós pastoreamos ovelhas juntos em Brokeback um verão. . . Em ’63.

LUREEN  (dá um gemido involuntário)  Bem, ele dizia ser seu lugar favorito.  Eu achava que ele queria se embebedar.  Ele bebia muito.

ENNIS  Os pais dele ainda estão em Lightnin’ Flat?

LUREEN  Eles vão ficar lá até morrerem.

ENNIS  Obrigado por seu tempo. Sinto muito mesmo. Éramos bons amigos.

LUREEN  (estremece ao ouvir a última observação de ENNIS’s) Entre em contato com os pais. Imagino que eles apreciariam se os desejos dele fossem atendidos. Quero dizer, sobre as cinzas. (Desliga o telefone abruptamente).

***

2. O Conto – Talvez você não saiba, mas o filme é inspirado no conto de Annie Proulx, então segue o mesmo trecho, retirado do conto, na tradução de Guilherme Eddino.

Ennis não soube do acidente por meses até que seu cartão-postal para Jack dizendo que novembro ainda parecia ser a próxima chance voltou com o carimbo FALECIDO. Ele ligou para o número de Jack em Childress, algo que ele só tinha feito uma vez quando Alma se divorciou dele e Jack entendeu mal o motivo da ligação, dirigiu doze mil milhas ao norte para nada. Era só um engano, Jack ia atender, tinha que atender. Mas não. Era Lureen e ela disse ‘quem? quem é?” e quando ele disse de novo ela confirmou em voz baixa que sim, Jack estava na estrada quando o pneu estourou. O câmbio foi danificado de algum jeito e a força da explosão atirou o metal no seu rosto, quebrou o nariz e a mandíbula e deixou ele desmaiado pra trás. Quando o encontraram ele já tinha se afogado no próprio sangue.
Não, ele pensou, pegaram ele com o pé-de-cabra.
“Jack costumava falar sobre você” ela disse. “Você é o cara da pescaria ou da caça, estou sabendo. Teria te avisado” ela disse, “mas não sabia nome ou endereço. Jack tinha o endereço da maioria dos amigos dele na cabeça. Foi terrível. Ele tinha só 39 anos.” Toda a tristeza das planícies do norte se apossou dele. Ele não sabia como tinha sido, o pé-de-cabra ou um acidente mesmo, sangue afogando Jack e ninguém pra virá-lo. Em meio ao assobio do vento ele ouviu o som do aço destruindo osso, o estalido vazio de um pé-de-cabra.

3. Conclusão – O assunto aqui são os sentimentos de Ennis, porque o que Lureen conta desperta nele o medo e o trauma causados por uma tragédia que presenciou no passado. É provável que ela tenha dito a verdade, simplesmente por não ter motivos para mentir, mas ele não consegue acreditar por causa da pressão e conflito interno que seu amor por Jack desperta.