Testemunha digital

As pessoas que amam de paixão a Katy Perry estão comemorando efusivamente o lançamento do álbum “Witness”… Mas e nosso blog com isso? Ah, nós gostamos de ler e entender tudo aquilo que é ou está cercado de poesia, e cantoras pop com certeza fazem parte desse mundo!

Quero me deter em alguns versos interessantes, que falam muito sobre a Katy, eu e você! Uma parte essencial das relações humanas hoje é a tecnologia, e isso é bastante óbvio, pois você só precisa levantar a cabeça onde estiver para ver a maior parte das pessoas ao redor grudadinhas em seus respectivos celulares. Isso está fortemente relacionado com os versos da canção que leva o nome do álbum, quando ela diz:

We are just looking for connection (Estamos apenas procurando nos conectar)
we all want to be seen (Todos nós queremos ser vistos)

Mas a canção gira em torno de um apelo desse eu lírico por mais que uma mera conexão, procura alguém que enfrente com ela os problemas (ampliando um pouco a expressão “go down with me to the mat”: que seja parte de sua vida, enfrente com ela os problemas), que seja a testemunha que “cai pra dentro” da vida com ela…

I’m looking for someone who speaks my language
(Estou à procura de alguém que fale minha linguagem)

Someone to ride this ride with me
(Alguém que embarque nessa jornada comigo)

Looking for a witness to get me through this
(Procurando uma testemunha que me conduza através disso)

Em dado momento da canção ela fala para seu interlocutor que ele tem os códigos, mas ainda assim ela pergunta nos versos iniciais da canção se ele ficaria. Ora, estamos todos em dúvida dentro do mundo conectado, as conexões são muitas e instantâneas, não sabemos mais diferenciar o que é real do que é ilusão. A canção tenta resolver o dilema, simula o diálogo entre as partes, mas apesar de toda a tecnologia as perguntas que a canção faz são perenes, e o que resta é nos perguntar: Could we get back up beneath, eventually love (Podemos nos recuperar e quem sabe nos amarmos?).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s